Da roda de conversa às telas dos smartphones

compartilhando vivências de um projeto de extensão

  • Juliana Silva Gomes
  • Fernanda Michelon Marini
  • Tainá Vanes Ferreira
  • Amanda Cruz Pereira
  • Luiza Michel Graciano
  • Julian Rossin Bonassi
  • Adriana Vial Roeche
  • Cláudia Giuliano Bica
Palavras-chave: comunicação, redes sociais, educação em saúde, saúde da mulher

Resumo

A ampliação do uso da internet como fonte de informações tem se dado de maneira exponencial, causando mudanças na comunicação entre indivíduos. Durante a pandemia do COVID-19, o projeto Mulheres em Ação viu a necessidade de ampliar sua atuação nas redes sociais, gerando uma série de adaptações na equipe. O objetivo do presente trabalho é demonstrar como o projeto de extensão se articulou nas mídias sociais. Foi desenvolvida uma organização semanal, seguindo temas propostos por seguidoras ou abordando uma temática relacionada a datas comemorativas. A criação ocorre através da ferramenta CANVA®, utilizando o design padronizado para o respectivo dia da semana, assim como o emprego de
imagens chamativas e representativas (de corpos, de cores e formas diversas), de textos curtos e objetivos, e da abordagem de temáticas de interesse das mulheres. As mudanças pelas quais o projeto passou influenciaram diretamente na percepção das extensionistas sobre divulgação científica e educação em saúde, expandindo seus horizontes para as formas e meios de transmissão de informações, adaptação destas e importância de um discurso rápido e objetivo. Ademais, as ações contribuem para a divulgação científica, o incentivo aos cuidados à saúde e a aproximação da população a temas considerados tabus, como a sexualidade e a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Publicado
01-12-2022