Ciclos formativos em ensino de matemática
em pauta o desenvolvimento profissional docente
Resumo
Este texto apresenta o relato de uma experiência realizada com um grupo de professores de Matemática da Educação Básica que participam da ação vinculada ao Programa de Extensão desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul,
denominado ‘Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática’. O objetivo consiste em compreender as marcas de desenvolvimento profissional dos professores participantes. As ações desenvolvidas no Programa de Extensão são pautadas no processo de Investigação-Formação-Ação e, de modo específico, o grupo de Matemática tem se dedicado a estudar e planejar propostas pedagógicas fundamentadas nas tendências temáticas da Educação Matemática, a fim de qualificar
os processos de ensino e de aprendizagem, assim como problematizar e refletir sobre a prática docente. Os resultados assinalam marcas de desenvolvimento profissional, constituídas: 1) nas avaliações dos professores em relação ao contexto formativo vivenciado; 2) na transformação dos conhecimentos e 3) nas avaliações que revelam reflexões sobre e para a prática docente. O espaço e tempo constituídos por meio da formação continuada desenvolvida, fortalece a parceria entre a universidade e a escola de Educação Básica e se torna um catalisador de aprendizagem docente e de desenvolvimento profissional.