Formação de professores nos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências

para além das fronteiras da UFFS

  • Vitoria Rodrigues Martiny
  • Mariele Lunardi Schmechel
  • Fabiane de Andrade Leite
Palavras-chave: formação de professores, ensino de ciências, autonomia docente

Resumo

No presente texto contempla-se uma apresentação do projeto de extensão Ciclos Formativos em Ensino de Ciências, realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – campus Cerro Largo, desde 2010, de forma permanente. O projeto tem realizado encontros de forma presencial e on-line, após o período da Pandemia, e, com isso ultrapassado as fronteiras da UFFS por meio da participação de um maior número de professores, sendo alguns de outras regiões do Brasil e, também, internacionais. Nos encontros busca-se promover o compartilhamento de experiências docentes por professores que atuam na Educação Básica, futuros professores vinculados aos cursos de licenciatura da área e formadores da UFFS. Destaca-se, no texto, as possibilidades advindas da realização do projeto nos anos de 2020 a 2021, período que se caracterizou pelo afastamento social oriundo da Pandemia de COVID-19 e, também, com as novas demandas curriculares propostas para a Educação Básica brasileira por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A ampliação do acesso aos encontros dos Ciclos possibilitou a aprendizagem de aspectos relacionados aos processos de ensinar e aprender Ciências realizados em outros espaços, o que contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento de novos entendimentos pelos professores participantes. Ainda, as discussões propostas para atender a demanda da implantação da BNCC nas escolas, bem como, das alterações advindas com o novo Ensino Médio, possibilitaram reflexões acerca do currículo escolar. A perspectiva de formação realizada nos Ciclos contribui com o desenvolvimento de professores alinhados a uma racionalidade crítica o que contribui com o desenvolvimento da autonomia docente.

Publicado
30-11-2022