Drogas na adolescência

as rodas de conversa como produtoras de aprendizado/conhecimento

  • Amanda Camila Speer
  • Barbara Canedo Egêa Pereira
  • Camila Flora da Silva
  • Cristiane Schell Gabriel
  • Ana Lúcia De Grandi
Palavras-chave: alunos, drogas, ensino, escolas

Resumo

Baseando-se que o uso abusivo de drogas é um problema de saúde pública mundial, desenvolveu-se o Núcleo de Atenção ao Uso e Abuso de Drogas -NAUAD em 2022, cujo objetivo geral é a orientação e trocas de conhecimento visando decisões saudáveis em suas vidas, orientar os alunos sobre o uso e abuso de substâncias lícitas e ilícitas, promovendo educação em saúde e comportamentos saudáveis, contribuindo para que permaneçam nas salas de aula. Utiliza-se rodas de conversa com alunos do terceiro ano do ensino médio, de escolas públicas indicadas pelos Núcleos Regionais de Educação, nas cidades de Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho. O método utilizado foi a atividade “Mito ou Verdade?” nas seis escolas, contando com o recurso da comunicação verbal oral. Com duração de doze meses, o projeto está no seu quinto mês e apresenta como resultado parcial a observação de que na maioria das escolas há uma relação de poder por meio da direção, em que os alunos não foram informados sobre a realização da atividade. Inicialmente há expressões de resistência e euforia, seguidas de interesse e interações. Ao final da atividade, novos conhecimentos foram adquiridos e demandas diferentes
surgiram, criando um novo caminho a percorrer, sendo imprescindível ressaltar o impacto positivo gerado aos integrantes do NAUAD, contribuindo para a construção de experiências para a vida profissional. Conclui-se que a adolescência necessita de reflexões sobre suas especificidades e mudanças em sua volta, mantendo o foco na prevenção e a cautela para não estimulá-los ao
uso, evidenciando a urgência em falar sobre drogas e o preparo de pais e educadores para tal questão.

Publicado
30-11-2022