Do remoto ao presencial

ações que promovem a leitura e a literatura na formação de estudantes universitários

  • Rosangela Valachinski Gandin
  • Luciana Ferreira
  • Jessica Pires da Cruz
  • Juçara de Oliveira Pinheiro
  • Maria dos Anjos Lara Careaga
  • Rafaela Valachinski Gandin
  • Vitoria Maximiano Ternovski
  • Marcos Elielton Simões
Palavras-chave: produto educativo cultural, oficinas literárias, material didático, letramento acadêmico

Resumo

O objetivo é apresentar o impacto das ações extensionistas realizadas remotamente e como elas se integram com o retorno das ações presenciais. Uma deles impactou a composição das equipes de trabalho, saltando de duas - contação de história e leitura – para cinco, visto a inclusão das equipes de produção virtual, edição e almanaque. O trabalho extensionista inicia com a seleção dos textos literários. Na sequência, vem o estudo do texto aplicando a metodologia de ensino da leitura de Solé (1998). Após, cada equipe planeja a Sessão de Contação de Histórias, a Sessão de Leitura, a Criação de vídeos de Contação de Histórias ou de Leitura não síncrona e encaminha à edição e, por último, a produção do Almanaque do Mundo Mágico da Leitura. Como resultado parcial, notou-se a aprendizagem do trabalho em equipe, o aprimoramento da leitura e da escrita dos universitários, entre outras. Em síntese, o programa vem contribuindo na formação de novos profissionais, ao mesmo tempo que promove acesso à leitura e à cultura envolvendo a literatura infantil.

Publicado
30-11-2022