Microscopia na escola

oficinas de formação de professores

  • Melissa Spindola Estevam
  • Lucas Paulo Biscaia Fernandes
  • Luana Zischler
  • Flavia Sant´Anna Rios
Palavras-chave: aulas práticas, biologia, ciências, ensino, formação continuada

Resumo

Conhecer organismos microscópicos, perceber que existe um "mundo invisível" que pode ser observado, traz para professores e estudantes o entendimento do papel de suas ações em sua própria saúde e no ambiente em que habita, contribuindo para que esses se tornem protagonistas em ações que garantam sua qualidade de vida. A partir de conversas com professores e gestores de escolas da educação básica municipais e estaduais, verificou-se a carência de formação de professores na área de microscopia. Este fato, somado a problemas de infraestrutura, contribui para a escassez de aulas práticas de Ciências da Natureza nas escolas. Consciente desse panorama, foram realizadas ações extensionistas utilizando metodologias que possam ser aplicadas dentro da realidade da maioria das escolas, colaborando para melhoria da qualidade do ensino. O objetivo foi estimular a realização de aulas de microscopia e contribuir com ideias de recursos alternativos e metodologias ativas para abordar o tema de forma ativa, inclusive em escolas que não tem microscópio ou em que estes estão danificados.

Publicado
30-11-2022