Os componentes do ar e sua importância para organismos vivos

uma abordagem lúdica na educação infantil

  • Luisa Panek Marques
  • Isabela Tasca Silva
  • Giovanna Mahon Mean
  • Ana Carolina Medeiros
  • Sheila Maria Brochado Winnischofer
Palavras-chave: educação infantil, ar, divulgação científica

Resumo

A pandemia de COVID-19 tornou evidente a necessidade da disseminação da ciência para a comunidade, incluindo as crianças. As mudanças impostas por esse contexto sanitário atípico geraram questionamentos acerca do entendimento das crianças quanto ao mundo ao seu redor. Nesse cenário, as atividades propostas pelo projeto de extensão “Pequenos Cientistas do Mundo – a valorização da ciência no mundo pós-pandemia” pautaram-se na construção do conhecimento científico acerca dos aspectos do dia a dia das crianças desenvolvendo o tema: “conhecendo o mundo ao nosso redor”, trabalhando elementos necessários para a nossa vida e a interação com o ambiente em que vivemos. Como proposta inicial, objetivou-se explorar os diferentes elementos científicos existentes no conceito do ar. As atividades desenvolvidas foram pautadas pela comprovação da existência do ar ao nosso redor apesar de sua invisibilidade, nos diferentes componentes do ar, como respiramos e sua importância para os organismos vivos. Assim, foram planejadas e executadas atividades práticas em uma instituição de ensino infantil. A análise dos resultados demonstrou que as crianças conseguiram identificar os elementos científicos presentes nos temas abordados de forma satisfatória, permitindo a consolidação do conhecimento atrelado aos conceitos trabalhados e despertando, desde pequenos e de forma lúdica, o interesse pela ciência.

Publicado
29-11-2022