Tem arte na ciência? E ciência nas artes? O projeto “experimentando ciência e artes” na integração do ensino de artes e de ciências da natureza

  • Jean Santos Machado
  • Amanda Cristina Scheuer
  • Gabriel Crestani
  • Gilvanio dos Santos Oliveira
  • Guilherme Gabriel Ballande Romanelli
  • Herbert Winnischofer
Palavras-chave: artes visuais, música, oficinas pedagógicas, valorização da ciência

Resumo

A transdisciplinaridade entre Ciências da Natureza, Artes Visuais e Música pode permitir a abordagem de diversos conceitos científicos, facilitar a compreensão ou entendimento de um fenômeno/processo natural, promover a experiência e prática na investigação científica e na atividade artística, desenvolver o senso crítico e a reflexão sobre as descobertas e suas implicações sócio-ambientais. Deste modo, o presente projeto propõe atividades, oficinas e a criação de materiais de divulgação científica que envolvam a transdisciplinaridade entre Ciências da Natureza, Artes visuais e Música para estudantes dos anos finais  dos ensinos fundamental e médio a fim de valorizar o conhecimento, a Ciência e a Cultura. Para isso, foi estabelecida uma parceria com um colégio estadual em São José dos Pinhais, Paraná. A partir deste contato, estão sendo desenvolvidas atividades relacionando assuntos das disciplinas de Ciências da Natureza, Biologia, Física e Química (Audição, ondulatória, som, luz, soluções, misturas e propriedades dos materiais) com Artes (organologia, construção de instrumentos musicais, pinturas e música). Tais atividades visam provocar a experimentação, o questionamento e o contato dos estudantes com os temas de forma integrativa e aplicada. Espera-se que por meio destas atividades, os alunos possam relacionar os temas vistos em sala de aula com diferentes aplicações cotidianas e verificar que existe ciência nas artes e arte nas ciências.

Publicado
29-11-2022