Uma análise das mídias sociais utilizadas para divulgação das ações do Projeto Ciência & Criança - UFPR
Resumo
O trabalho tem como objetivo analisar e mapear os produtos do Projeto Ciência & Criança e a sua divulgação realizada pelas mídias sociais, constituindo-se uma pesquisa qualitativa de cunho documental. Como instrumentos de constituição de dados, foram tabuladas as métricas das mídias sociais e submetidas à técnica de análise documental. Cinco categorias emergentes foram identificadas: a) Conteúdo Informativo; b) Divulgação do Material: está a maior parte do conteúdo
no Instagram, abordando 36% dos Reels, 50% do IGTV e 51,7% dos Cards (51,7%); c) Interação com crianças: em sua maioria no formato Reels (26,2%) d) Comemorativo: é contemplado majoritariamente pelos Cards (20,7%) postado
no Instagram; e) Post de conteúdos completos: são encontradas parcialmente no Facebook (45,3%); f) Convidadas: contemplam convidadas externas que se aprofundam em determinado tema, sendo o IGTV o canal utilizado para tal conteúdo. Os conteúdos que tiveram mais alcance foram sobre experimentos e cards sobre curiosidades científicas. Em relação ao Facebook, as postagens de vídeos completos são as que possuem maior alcance.