"Ler: Clube de leitura"

espaços para ser leitor e ser mediador de leitura

  • Giovanna Rocha Quadros
  • Julia Soares Martini
  • Marilia Forgearini Nunes
  • Renata Sperrhake
  • Camila Alves de Melo
  • Lilian Carine Madureira Vieira da Silva
  • Joana Wurth Geller
  • Mayara Krischke Lopes
Palavras-chave: leitura, mediação de leitura, literatura

Resumo

O “LER: Clube de Leitura” surge em 2019 a partir de conversas entre leitoras nos corredores da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS) reunindo docentes,graduandas e pós- graduandas em torno do desejo de fomentar a leitura literária no espaço da Faculdade. O principal objetivo do LER é ampliar as experiências de leitura literária e interação cultural dos participantes, a fim de constituir uma comunidade permanente de leitores. O LER tem como conceito principal o letramento literário. Esse conceito é base para a compreensão de que a leitura do texto literário é uma prática que possui características próprias relacionadas tanto à estrutura textual quanto aos modos de ser leitor (PAULINO; COSSON, 2009; COSSON, 2006). Com base nisso, a equipe do ler desenvolve ações de extensão que iniciaram com os encontros do clube de leitura e, atualmente, integram cursos de extensão, rodas de leitura teórica e episódios de podcast sobre as leituras realizadas nos encontros do LER. As ações do LER se ramificaram em diversas frentes, ampliando as possibilidades de interação entre universidade e comunidade externa. Com isso, foi possível o início da constituição de uma comunidade que lê, conversa e estuda sobre o que leu.

Publicado
29-11-2022