Experiências de visitas técnicas orientadas enquanto instrumento pedagógico e de interação universidade-instituições

métodos, potencialidades e desafios em instituições de memória e patrimônio cultural

  • Renata Ovenhausen Albernaz
  • Ana Carolina Gelmini de Faria
  • Alessandra Abreu Tramontin
  • Camile Katlen Lino de Almeida
  • Edyhallison dos Santos Brito
  • Felipe Benites Tramasoli
  • Felipe Hiroshi Kuteken
  • Gessica Rosa de Oliveira
Palavras-chave: patrimônio cultural, gestão pública, educação patrimonial

Resumo

A Ação trata-se de um programa continuado de formação por meio de visitas técnicas orientadas e coordenadas, desenvolvendo competências conceituais, reflexivas e ativas para a gestão e a educação em Instituições de Memória e Patrimônio Cultural. O projeto está vigente desde maio de 2022 e se estenderá até maio de 2023, em seis visitas técnicas nas instituições parceiras, que, neste ano, tiveram por recorte de escolha as que atendem diretamente o público. Cada módulo da Ação envolve seis etapas: formação conceitual, institucional, visita técnica, roda de debates, caderno de notas e registros. Os objetivos consistem em fortalecer as práticas extensionistas, buscando-se construir práticas de gestão democráticas em museus. Em termos pedagógicos, o fato de a demanda ter crescido de um módulo para outro e o retorno dado pelos participantes nas rodas de debates (gravados) e cadernos de experiência sinalizam que a metodologia de conjugação teoria-prática tem sido atraente. As relações universidade e museus também têm se fortalecido com esta ação de extensão.

Publicado
29-11-2022