Livros em multiformato e o acesso à literatura para crianças com e sem deficiência

  • Isadora Fantini Rigo
  • Valentina Cassel Sperhacke
  • Isabelle Bertaco dos Santos
  • Simone Andreia da Costa Dornelles
  • Julia Pinto de Quevedo
  • Claudia Rodrigues de Freitas
  • Eduardo Cardoso
Palavras-chave: livro multiformato, acessibilidade, literatura

Resumo

O presente trabalho tem origem em atividades de pesquisa e de extensão desenvolvidas pelo grupo MULTI/UFRGS, cujo objetivo é desenvolver livros em multiformato para o maior número de crianças, fato que inclui, de modo especial, aquelas com deficiência visual em fase de letramento, sendo esse o foco deste artigo. A temática fundamental do projeto insere-se na proposta de ampliação e de qualificação da inclusão por meio da acessibilidade a livros infantis para todas as crianças, com possibilidade de leitura em pares: crianças videntes e não videntes em um mesmo livro. A metodologia utilizada toma por base a pesquisa-intervenção. O referencial teórico sustenta-se em autores como Polato (2013), Piccardi (2011) e Nuernberg (2010), entre outros. Atualmente, há dezenas de protótipos acessíveis desenvolvidos junto ao grupo formado por pesquisadores, professores de educação especial, consultores em deficiência visual, tradutora de Libras, especialistas em design e estudantes de graduação de diferentes áreas. Como parte dos resultados das ações de pesquisa, publicaram-se cinco livros em multiformato, os quais apresentam: histórias em versão impressa, em braile e em tinta em fonte ampliada, com imagens táteis ilustradas, com versão digital em audiolivro com audiodescrição. Além disso, dois outros livros estão em fase final de produção. Algumas dessas obras já se distribuíram a escolas da rede pública de Porto Alegre – RS. A opinião das crianças que tiveram acesso aos livros foi fundamental ao definir a direção e o andamento do trabalho. Porém, ainda, enfrentam-se alguns desafios, dentre os quais, o custo para a produção dos livros.

Publicado
29-11-2022