MMC
Matemática em Minicursos – 2020 – 2022
Resumo
O presente trabalho busca apresentar o projeto MMC: Matemática em Minicursos, criado em abril de 2020, cujos objetivos são realizar minicursos em áreas da matemática e capacitações em ferramentas que, respectivamente, tragam aos acadêmicos uma breve compreensão das linhas de pesquisa e complementem sua formação acadêmica e profissional. Visa ainda a interação dos participantes com professores formados e com vivência nestas áreas de estudo. A relevância se sustenta no argumento de que a extensão universitária é de grande importância na formação acadêmica e profissional dos estudantes, importância a qual vem sido articulada por diversos acadêmicos e extensionistas ao longo dos últimos anos. O público-alvo das atividades são alunos dos cursos de Matemática da UFRGS, bem como qualquer outra pessoa que tiver interesse de participar dela. As atividades do MMC se iniciaram remotas em decorrência da pandemia da Covid-19, o que potencializou a interação acadêmica, permitindo que alunos e professores de várias partes do Brasil e do mundo também pudessem fazer parte do projeto. Por conta dessa ampla interação, a terceira edição agora em 2022 continua seus minicursos no formato remoto. No ano de 2020, foram realizados oito minicursos, os quais todos foram bem avaliados pelos participantes. No ano de 2021, na segunda edição, também oito minicursos foram realizados e bem avaliados pelos participantes. Agora no de 2022, já foram realizados três minicursos, os quais já tiveram muitos elogios e boas avaliações pelos participantes. Conclui-se que os objetivos das duas primeiras edições foram alcançados com êxito, tendo ampla participação, ótimas avaliações, e muitos elogios dos participantes. Bem como os da terceira edição, cujos objetivos, até o presente momento, foram alcançados, também conforme participação, avaliações e elogios dos participantes. Todas as três edições contaram com participações das comunidades acadêmicas internas e externas à UFRGS, inclusive de outros cursos, evidenciando a interdisciplinaridade.