Conservação, transcrição e digitalização dos manuscritos das colônias de Blumenau, Teresópolis e Santa Isabel do século XIX

  • Aline Carmes Krüger
  • Miguel Angelo dos Santos Demetrio
  • Amanda de Oliveira Machado
  • Luciana Marques Bergamo
Palavras-chave: transcrição paleográfica, conservação, digitalização, colônias alemãs

Resumo

O setor de obras raras da Biblioteca Universitária da UFSC detém em seu  patrimônio um acervo documental de manuscritos ainda inéditos no que diz respeito a sua transcrição e disseminação. Os manuscritos que são tratados neste projeto pertencem ao acervo de correspondências das colônias alemãs de Blumenau, Teresópolis e Santa Isabel, do Estado de Santa Catarina, do século XIX. A conservação, transcrição paleográfica e digitalização dos manuscritos das colônias têm como objetivo restabelecer o material dos danos já ocorridos e disponibilizá-lo por meio da transcrição e digitalização para pesquisa. Para a transcrição e realização da análise paleográfica dos manuscritos utiliza-se como metodologia as Normas Técnicas para Transcrição e Edição de Documentos Manuscritos. Para que seja possível o uso dos documentos no futuro, é necessário que se realizem ações de conservação. Deste modo, a conservação contempla exame detalhado do estado de conservação dos documentos, higienização e acondicionamento. A digitalização é realizada em parceria com o Arquivo Central da UFSC. O setor de obras raras da BU/UFSC orienta o processo de indexação no Repositório Institucional da UFSC, na coleção “ACOM – Acervo Catarinense de Originais Manuscritos". Os resultados dos trabalhos estão permitindo um melhor acesso e interpretação dos mesmos para os pesquisadores e proporcionando aos discentes conhecer, antes de tudo, a história, a língua e a  forma de escrita na época da inscrição, além do exercício das práticas de conservação, transcrição paleográfica e digitalização. A extensão neste projeto tem caráter educativo no sentido de tornar os discentes aptos a utilizarem o conhecimento adquirido em sala de aula em suas futuras atividades profissionais.

Publicado
28-11-2022