Novo normal

desafios das campanhas de conscientização e captação de doadores voluntários de medula óssea no período pós-pandemia

  • Juliane Camila Crubelati
  • Bruna Karina Banin Hirata
  • Ana Clara Oliveira Abido
  • Ana Clara Freire Scomparin
  • Caroline Franco Domingues da Silva
  • Maria Eduarda Gobara de Moura
  • Alissa Borges de Oliveira
  • Joana Maira Valentini Zacarias Santim
Palavras-chave: transplante, medula, REDOME, COVID-19

Resumo

O transplante de medula óssea, muitas vezes, é a única chance de cura para algumas doenças, principalmente aquelas que tem sua etiologia na medula óssea. Um fator crucial para o sucesso do  transplante é o grau de compatibilidade entre o doador e o paciente, condição rara que dificulta o encontro de doadores. Em face da pandemia do COVID-19, houve uma queda brusca no número de  doadores voluntários de medula óssea, portanto, criar novas estratégias para trazer visibilidade para essa causa tão importante se faz necessário. Medo, falta de tempo ou de conhecimento sobre a  doação são marcantes na população e caracterizam os principais motivos de recusa no cadastramento. Para tanto, a escolha adequada das ferramentas de marketing torna-se fator essencial para  alcançar o engajamento do público. Através de posts no Instagram, que visam sanar dúvidas sobre os temas que envolvem a doação de medula óssea, além da participação em diversas campanhas de doação de sangue e medula óssea juntamente com a equipe do Hemocentro Regional de Maringá, conseguimos trazer um aumento significativo no número de doadores, bem como, desmistificar  diversas dúvidas sobre o tema. Com esses resultados, conclui-se a importância desse projeto de extensão para o desenvolvimento de campanhas de comunicação de saúde, em busca de reduzir fatores que impeçam jovens de se cadastrarem como doadores.

Publicado
25-11-2022