A extensão e seus desafios em meio a pandemia da Covid 19

acolhimento às queixas escolares

  • Aline Solovi
  • Larissa Christina Kawano Bakoshi
  • Julia Ferreira de Lima
  • Maria Eduarda Granero Berti
  • Luiz Donadon Leal
  • Rosana Aparecida Albuquerque Bonadio
Palavras-chave: Atendimento Psicoeducacional, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Pandemia

Resumo

O projeto de extensão “Atendimento psicoeducacional a crianças com problemas de escolarização e TDAH”, diante do contexto de ensino remoto imposto pela pandemia, no ano letivo de 2021,  organizou-se remotamente para realizar uma intervenção com os pais e/ou responsáveis de crianças do 3° ao 5° ano, de escolas municipais e estaduais, com diagnóstico de TDAH e dificuldades na  escolarização. Tendo por objetivos o acolhimento e a compreensão do contexto vivenciado pelas famílias no período de ensino remoto e o retorno ao presencial; a preparação da equipe para os futuros  atendimentos presenciais por meio do contato com as queixas, e por fim proporcionar um momento de reflexão e debate coletivo sobre as temáticas elencadas. A metodologia empregada no  desenvolvimento do projeto foi a realização de grupos de estudos online com a equipe possibilitando a discussão de casos, realização de estudos teóricos e um grupo de acolhimento às queixas  escolares com os pais e/ou responsáveis das crianças. Ao longo dos encontros, alguns pais relataram as dificuldades das crianças no processo de aprendizagem durante o ensino não presencial, outros,  no entanto, expuseram que seus filhos se desenvolveram melhor durante esse período. Este modelo de grupo remoto com os pais ou responsáveis foi uma alternativa encontrada durante o ano de 2021  em meio a Pandemia da Covid 19, possibilitando uma prática de atuação da psicologia escolar diante do isolamento social e uma reflexão sobre as novas possibilidades de atuação perante a retomada do ensino presencial nas escolas.

Publicado
25-11-2022