Vivências colaborativas sobre caminhos ancestrais com docentes, estudantes e professoras da rede municipal de Londrina

  • Gustavo Bernardo da Silva
  • Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza
  • Henrique Jun Yoshida
Palavras-chave: Formação Docente, Arte Afro-Brasileira, Educação Infantil, Material Educativo

Resumo

Este relato é a efetivação de uma ação que contemplou simultaneamente a formação inicial e a formação continuada de professores de Arte. O município de Londrina não conta com professores  concursados na área de Arte e desse modo é muito comum observarmos a utilização de estereótipos, em especial quando o assunto é relacionado à história da Arte e da Cultura Afro-Brasileira. Desse  modo não há o estímulo à pesquisa e à descoberta. Ao contrário, embora os assuntos estejam presentes nas diretrizes curriculares, invariavelmente são trabalhados na superficialidade, em situações  mais visuais que convidam o aluno apenas a colorir, por exemplo. Certamente, isso não contribui para uma formação crítica de nossas crianças. Além disso, nas escolas municipais de Londrina não há  Professores de Arte, o que nos levou a desenvolver algumas propostas e materiais de apoio sobre a cultura Afro-Brasileira. O objetivo foi produzir materiais de apoio pedagógico para Professoras que  atuam em CMEI´s – Centros Municipais de Educação Infantil, em turmas de P5, visando a ação e reflexão com as crianças sobre a proposta “Caminhos Ancestrais”, bem como a avaliação das propostas  realizadas por nós pelos nossos Professores. A metodologia consistiu em realizar pesquisas teóricas sobre culturas Africanas e Afro-Brasileiras na perspectiva descolonial e desenvolver um plano de aula  com duas propostas de ação que integravam várias linguagens da Arte, com vídeo de apoio ilustrando os procedimentos. Os materiais desenvolvidos foram aplicados pelas quatro professoras em novembro de 2021. Os resultados mostraram-se frutíferos, pois as atividades envolveram vários setores da escola, assim como as famílias dos estudantes. Os objetivos previstos no plano de aula foram  alcançados, pois, a proposta revelou a importância do projeto da disciplina sobre cultura Afro-Brasileira tanto para o ensino público infantil, como para nós professores em formação e para as professoras dos CMEI´s.

Publicado
25-11-2022