Programa educação física na escola

crianças em movimento

  • Rafaela Zortéa Fernandes Costa
  • Dalberto Luiz de Santo
  • Yasmim Barbosa dos Reis
  • Gabriel Pires dos Santos
  • Josiane Medina-Papst
Palavras-chave: : Desenvolvimento motor, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, Formação de professores

Resumo

O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é uma condição que compromete o desenvolvimento da coordenação motora de crianças em idade escolar. Crianças em situações de vulnerabilidade social estão mais sujeitas a apresentar esse transtorno, que pode ser ainda mais agravado em decorrência do baixo acesso a materiais e serviços. Neste sentido, o professor pode exercer  um papel importante na identificação, avaliação e intervenção de crianças com TDC, contudo, poucos professores conhecem e se sentem seguros para intervir com essas crianças. Por este motivo, o  projeto de extensão “Programa Educação Física na escola: crianças em movimento” foi implantado em 2022 e tem como objetivos principais: (a) fornecer cursos de formação de professores em temas  associados ao projeto e (b) avaliar e intervir sobre o desenvolvimento de crianças em vulnerabilidade social que apresentem indicativos de TDC ou dificuldades motoras. Como resultados parciais do  projeto, o fornecimento de um curso de formação de professores demonstrou-se um momento importante para a discussão de situações práticas envolvidas com o tema. Já em relação a avaliação e  intervenção, foi possível avaliar 73 crianças, das quais 53 apresentaram indicativos de TDC ou dificuldades motoras. Atualmente, 35 crianças participam de um programa de intervenção que vem sendo  desenvolvido por estudantes e professores envolvidos no projeto. Acredita-se que o projeto de extensão vem articulando saberes e conhecimentos que podem contribuir para a formação de estudantes e professores, além de auxiliar crianças com dificuldades motoras ou TDC.

Publicado
25-11-2022