Práticas corporais na educação física e o processo de socialização em situação de vulnerabilidade social
Resumo
O artigo em pauta, teve como objetivo refletir sobre as práticas corporais da Educação Física como instrumento de socialização nos projetos sociais no contra turno escolar, favorecendo o enfrentamento da vulnerabilidade social entre crianças, jovens e adolescentes. Foi desenvolvido com base em discussão bibliográfica e procurou responder à seguinte questão: qual a relação entre as práticas corporais (Jogo, Esporte, Dança, Luta, Ginástica e Práticas Corporais de Aventura) características da Educação Física e o processo de socialização? Entendemos que a socialização, dentro do pressuposto do desenvolvimento humano, só será possível quando predominar no ambiente uma convivência democrática, no qual os participantes se sintam responsáveis por suas ações e condutas, caminhando em direção à sua autonomia. Podemos concluir, portanto, que os projetos sociais podem auxiliar no combate à desigualdade, violência, racismo e exclusão, uma vez que os participantes em situação de vulnerabilidade social, podem aprender a respeitar a si e ao outro, desenvolver sua criticidade e autonomia, como também conviver de forma respeitosa e harmoniosa.