Central de atendimento em saúde
a extensão a serviço da eficiência do SUS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo: sintetizar as ações promovidas dentro do projeto Gestão e Disseminação de Informação em Saúde - GEDIS, resgatando sua gênese e finalidade, expondo suas metodologias e resultados. Considerando o alto número de demandas de atendimento em saúde que se acumularam durante o período pandêmico, houve a necessidade da elaboração de um projeto de extensão que visasse facilitar o contato com o usuário SUS, para que diminuíssem as demandas reprimidas e a ausência das pessoas nas consultas. Utilizando de mecanismos como o Zoiper aplicativo utilizado para efetuar o contato com o usuário) e o Saúde Web (site na qual se registra a marcação das consultas), o projeto vem apresentando evoluções e eficácia referente aos contatos com as pessoas que utilizam o SUS. É possível efetuar mensalmente uma média de 6 mil a 10 mil ligações, utilizando de uma abordagem mais humanizada e que otimiza os atendimentos em nível secundário e terciário, gerando maior resolutividade e eficiência financeira na aplicação de recursos.