Central de atendimento em saúde

a extensão a serviço da eficiência do SUS

  • Alisson Henrique Ferreira dos Santos
  • Maria Eduarda Rodrigues Pereira
  • Daniele Sayuri Isumi
  • Leonardo de Oliveira Franco
  • Mara Solange Gomes Dellaroza
Palavras-chave: central de informação, SUS, atendimento ao usuário, serviços de saúde

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo: sintetizar as ações promovidas dentro do projeto Gestão e Disseminação de Informação em Saúde - GEDIS, resgatando sua gênese e finalidade, expondo suas  metodologias e resultados. Considerando o alto número de demandas de atendimento em saúde que se acumularam durante o período pandêmico, houve a necessidade da elaboração de um projeto de  extensão que visasse facilitar o contato com o usuário SUS, para que diminuíssem as demandas reprimidas e a ausência das pessoas nas consultas. Utilizando de mecanismos como o Zoiper  aplicativo utilizado para efetuar o contato com o usuário) e o Saúde Web (site na qual se registra a marcação das consultas), o projeto vem apresentando evoluções e eficácia referente aos contatos com  as pessoas que utilizam o SUS. É possível efetuar mensalmente uma média de 6 mil a 10 mil ligações, utilizando de uma abordagem mais humanizada e que otimiza os atendimentos em nível secundário e terciário,  gerando maior resolutividade e eficiência financeira na aplicação de recursos.

Publicado
25-11-2022