Ambiências formativas voltadas à pesquisa, ensino e extensão

experiência no ensino remoto

  • Deise Rodrigues de Oliveira
  • Renata Melissa Boschetti Cabrini
  • Camila Fernandes de Lima Ferreira
  • Diene Eire de Mello
Palavras-chave: Tecnologias digitais, Ensino remoto, Ambiência formativa, Formação docente

Resumo

O ensino remoto foi a estratégia utilizada para dar continuidade nas atividades educacionais durante o período pandêmico, como forma de suprimir a transmissão do vírus da COVID-19. Diante da  realidade, o grupo de estudo, pesquisa e extensão DidaTic reorganizou suas ações formativas direcionadas aos profissionais da educação entre os anos de 2020 e 2021. Este trabalho tem por objetivo  apresentar as contribuições do Grupo DidaTic com a criação de ambiências formativas. A opção foi pela abordagem qualitativa, de natureza exploratória, que investigou as ações configuradas como ambiências formativas. Os resultados evidenciaram que as ações formativas propostas ocuparam um espaço fundamental no contexto da formação de professores para e com o uso das tecnologias  digitais no período do ensino remoto. Ainda, que a partir da reorganização destas ações foram propostas experiências significativas de aprendizagem na e com as redes, ampliando o diálogo entre pesquisa, ensino e extensão.

Publicado
25-11-2022