Uso de brinquedos terapêuticos de sopro na fisioterapia respiratória

práticas de um programa de extensão

  • Thaise Helena Cadorin
  • Gabriela Castilhos Ducati
  • Letícia de Siqueira Napoleão
  • Camila Isabel Santos Schivinski
Palavras-chave: Pediatria, Lúdico, Jogos e Brinquedos

Resumo

Introdução: o brincar é um componente essencial da infância. Em crianças com disfunções respiratórias, estratégias são necessárias para que o manejo da doença aconteça de maneira agradável e  prazerosa. Nesse contexto, o programa Brincando de Respirar (BR), vinculado à Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), oferece assistência fisioterapêutica a crianças e adolescentes com afecções respiratórias agudas e crônicas, geralmente com a utilização de Brinquedos Terapêuticos de Sopro (BTS). Objetivos: refletir sobre a utilização de brinquedos de sopro utilizados na prática da fisioterapia respiratória pediátrica de um programa de extensão universitária. Metodologia: estudo reflexivo-descritivo sobre os BTS utilizados no BR, com informações coletadas do acervo do programa de 2010 a 2022. Resultados: durante os 12 anos de existência do programa, os BTS fizeram parte da atuação do BR. Como forma de registrar os BTS usados pelo BR foi criado um manual, no qual 8 BTS compõem o material, contendo: objetivos, materiais necessários, modo de fazer e como deve ser utilizado. Os BTS usados são de baixo custo, tornando acessível, divertida e diferenciada a prática
fisioterapêutica ambulatorial. No meio acadêmico, a utilização desse recurso possibilita o raciocínio clínico sobre a utilização do BTS adequado de acordo com as necessidades individuais de cada paciente. Considerações finais: utilizar BTS tem sido um diferencial para o público-alvo do BR, visto que a utilização desses recursos de podem favorecer o manejo da doença respiratória.

Publicado
25-11-2022