Uso do podcast para o compartilhamento de práticas educacionais inclusivas em uma instituição de educação profissional e tecnológica

  • Karoline Gonçalves Nazário
  • Douglas Paulesky Juliani
  • Filipe Borges Alves
  • Joiceline dos Santos Machado
Palavras-chave: Práticas Educacionais Inclusivas, Educação Profissional e Tecnológica, Podcast

Resumo

O tema inclusão tem despertado cada vez mais o interesse da sociedade. No âmbito educacional, algumas iniciativas destacam-se em propor ferramentas aos professores que tornam a didática mais inclusiva. Este artigo busca relatar a experiência da equipe de discentes extensionistas em realizar o projeto de extensão Caçadores de Inclusão: Podcast sobre Práticas Educacionais Inclusivas. O projeto buscou fortalecer, divulgar e estimular abordagens inclusivas na educação profissional e tecnológica (EPT), sob a ótica da docência na perspectiva da educação inclusiva. A ação contemplou o relato das práticas desenvolvidas no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
pelos Câmpus Araranguá, Gaspar e Xanxerê. Como base para coleta das práticas utilizou-se a Plataforma de compartilhamento de práticas educacionais inclusivas (http://praticasinclusivas.com.br) que atua como repositório socializador de práticas ao aprimoramento de educadores e suas estratégias pedagógicas. Foram realizadas entrevistas com os servidores do IFSC, alunos e a comunidade externa que participaram das ações. A série de podcasts está disponível na plataforma de streaming Spotify. Desse modo, pretende-se criar uma ferramenta de aquisição e validação de conhecimentos no que se refere às práticas educativas inclusivas desenvolvidas pela instituição, integrando discentes e servidores, assim como a comunidade externa.

Publicado
16-11-2022