Ciências contábeis
a profissão e o profissional de contabilidade
Resumo
Introdução: A tríade universitária caracterizada pela indissolubilidade do ensino, pesquisa e extensão, por meio da instrução interdisciplinar, da exploração e análise dos problemas sociais e o desenvolvimento técnico e profissional dos indivíduos acenam para que a educação superior promova a extensão no sentido de compartilhar o conhecimento que é produzido por meio do ensino e da evolução do conhecimento por meio da pesquisa. Objetivo: Difundir o curso de ciências contábeis, a profissão e o profissional de contabilidade em escolas públicas e privadas promovendo o fortalecimento profissional dos participantes (estudantes do curso de Ciências Contábeis) bem como a sensibilização sobre a profissão e o profissional de contabilidade nos alunos das escolas de ensino médio. Metodologia: A abordagem é sobre projeto de extensão “Ciências Contábeis: a profissão e o profissional de contabilidade” vinculado ao curso de Ciências Contábeis do campus de Apucarana e apresenta em seu relato, as experiências adquiridas ao longo dos anos na cidade e região. Resultados e discussões: Quanto ao alcance do projeto, 31 escolas acolheram a proposta numa média de 3 por ano em 8 cidades da região de Apucarana no norte do Paraná. Quanto a participação, 49 estudantes do curso de ciências contábeis participaram da proposta com uma média de 5 por ano. Foram 1.337 estudantes de ensino médio que assistiram as palestras numa média de 149 por ano. Considerações finais: O projeto possibilita a participação dos estudantes de ciências contábeis afim de terem uma experiência profissional na docência bem como levar aos estudantes do ensino médio informações relevantes quanto à profissão e o profissional de contabilidade no sentido de prestar esclarecimento que possivelmente possam influenciar na escolha do curso de ciências contábeis e, por esta abordagem, dar suporte quanto aos níveis de preenchimento de
vagas que são ofertadas no curso.