Formação continuada de professores da educação infantil

diálogos e demandas

  • Larissa Rodrigues da Silva
  • Andressa Bono Vicente
  • Silvia Ferro
  • Nájela Tavares Ujiie
Palavras-chave: educação, formação de professores em contexto, parceira ensino superior e educação básica, ação extensionista

Resumo

A ação extensionista vincula-se ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação:  teoria e prática (GEPE) e a uma pesquisa base da coordenadora, intitulada Formação de Professores em Contexto e a Educação: ação formativa e educativa, tem por propósito atuar considerando a missão universitária de ensino-pesquisa-extensão, bem como ampliar a interação dialógica entre o Ensino Superior e a Educação Básica pública paranaense, promovendo um curso de formação continuada de professores da educação infantil em serviço e remoto, que atenda a demanda da realidade, junto a rede pública municipal de Cruz Machado-PR, num processo articulado de troca educativa e formativa. No século XXI, a formação de professores torna-se o pilar essencial à qualidade do ensino brasileiro e ao desenvolvimento profissional docente. De acordo com Nóvoa (2013) estamos vivenciando o terceiro momento da formação de professores, formação humana e profissional, a qual  demanda atenção à realidade, formação com compromisso social, político e pedagógico para o exercício da profissão docente. Assim, a proposição deste curso de extensão, que está em sua segunda edição em 2022, é a formação continuada de professores, é delinear o percurso no caminhar, mediante parceria, olhar e escuta sensível de ambas as partes, num contexto formativo e educativo permanente do tornar-se e ser professor. Como equipe executora temos os membros do GEPE e convidados, de acordo com a demanda dos encontros, e, como participantes os profissionais da rede pública cruz machadensse vinculados a educação infantil, sendo 40 professoras e 6 coordenadoras  pedagógicas um total de 46 participantes. A ação atua no aprimoramento da práxis educativa dos profissionais da rede e na qualidade educacional do processo ensino-aprendizagem direcionado a crianças pequenas e pequenininhas, tem demonstrado em seu escopo frutos positivos no que tange a avaliação e o dimensionamento espacial externo para formação integral da primeira infância.

Publicado
14-11-2022