Universidade Aberta da Pessoa Idosa

relato de experiência de docentes no projeto da UAPI/Unespar

  • Gislaine Cristina Vagetti
  • Gerson Flores Gomes
  • Renata Faleiro Lopes
  • Lydio Roberto Silva
  • Breno Jesus Tomazinho
  • Karoline Mocellin Krug
Palavras-chave: educação, pessoa idosa, universidade aberta, autonomia

Resumo

A população idosa se apresenta à margem na sociedade ocidental e sofre com isolamento social, próprio desta etapa da vida, ampliada pelos efeitos da pandemia e pela falta de reconhecimento social, o que acarreta adoecimento
psíquico. A educação tem o poder de incluir o ser humano como um ser consciente de seu papel histórico e social no mundo, contribuindo para seu desenvolvimento. Objetivo: refletir sobre a experiência docente e os objetivos de um programa da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UAPI), no município de Curitiba, Paraná. Método: participaram da intervenção educativa 70 pessoas idosas, em reuniões online, duas vezes por semana, com o uso da plataforma Google Meet, com 1h30min de duração. Os conteúdos didáticos foram elaborados a partir dos referenciais e das vivências do dia a dia das pessoas idosas. A inclusão social planejada propiciou novos relacionamentos interpessoais, foram oportunizados pela criação de grupos no aplicativo WhatsApp. Resultados: os relatos dos participantes foram transcritos, coletados na plataforma WhatsApp. Nos relatos emergiram sentimentos sobre melhoria da autoimagem e das perspectivas de futuro, bem como da valorização da própria autonomia e da autoconsciência como cidadãos livres e inclusos na sociedade. Conclusão: As atividades propostas na UAPI permitiram a compreensão dos participantes quanto às possibilidades de um melhor bem-estar na fase idosa, proporcionando autonomia e autoconsciência de seu protagonismo na construção de sua própria história.

Publicado
14-11-2022