STEM Geek 7th

  • Rhaiany Isidoro de Oliveira
  • Flávia Santos Twardowski Pinto
Palavras-chave: aprendizagem ativa, metodologia científica, científica; oficina

Resumo

A utilização da abordagem STEM, na Educação Básica, vem se apresentando como uma atividade de extrema importância para a formação de jovens pesquisadores, pois oferta não apenas um complemento à formação escolar, mas a oportunidade de vivenciar a construção de um conhecimento ativo, conjunto e integral. Assim, o estudante pode, além de aprender junto ao grupo, protagonizar a sua aprendizagem com um ensino autônomo e mão na massa, em que a pesquisa científica desempenha o papel de construir esse estudante com condições de analisar e tabular dados coletados e de conseguir discernir o saber científico do senso comum. Por isso, na perspectiva da indissociabilidade que a Extensão apresenta, surge o STEM Geek: um projeto do IFRS — Campus Osório que atua desde 2017 e visa instigar estudantes do Ensino Fundamental (8 ° a 9° ano) e Ensino Médio das escolas do Litoral Norte Gaúcho a vivenciarem práticas voltadas
à Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Portanto, o objetivo deste projeto é propiciar aos estudantes o contato com atividades que os instiguem a pensar, a questionar e a formular hipóteses usando o método científico, de modo que possam perceber a ciência do seu cotidiano. A metodologia utilizada foi teórico-prática, realizada em 4 etapas: explicação da prática a ser elaborada concomitante a uma apresentação dos materiais a serem utilizados; execução da prática;
compartilhamento dos resultados e, finalmente, uma construção conjunta das teorias desenvolvidas. No ano de 2021, foram realizados encontros presenciais e virtuais com 2 turmas diferentes. Através dos relatos dos estudantes, concluiu-se que os encontros oportunizaram que muitas de suas dificuldades e dúvidas das suas atividades escolares puderam ser sanadas durante as práticas. Dessa forma, pode-se verificar a importância da ciência na vida dos jovens aliando a teoria à prática.

Publicado
14-11-2022