Diagnóstico na ação de extensão

experiência na formação para cidadania com jovens do ensino médio

  • Luana Guidoni
  • João Pedro Wendler Balhs
  • Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes
  • Gizele Cavalheiro da Silva
  • Giovanna Carvalho Bettini
  • Thiago de Oliveira
  • Eduardo Yuji Yamamoto
  • Milena dos Santos Pereira
Palavras-chave: Cidade, problemas, práticas espaciais

Resumo

O objetivo do presente trabalho socializar as reflexões sobre a percepção que jovens do ensino médio de Guarapuava/PR possuem sobre a cidade, como parte das ações de extensão voltadas para a formação para a cidadania. As atividades são realizadas em três escolas públicas com 166 estudantes, com idades entre 15 e 18 anos. Na etapa do diagnóstico, aplicou-se uma pesquisa por meio de questionário com questões abertas e fechadas com temas sobre a percepção, práticas espaciais e a compreensão de cada respondente sobre seu papel na participação da resolução dos problemas da cidade. O diagnóstico foi fundamental para fomentar as ações de extensão, porque mostrou que há entre os jovens o  econhecimento de problemas na cidade relacionados a questões sociais, econômicas e ambientais e, embora reconheçam o papel do poder público e do cidadão na resolução desses problemas, ainda é incipiente o entendimento sobre a participação da sociedade na construção de soluções.

Publicado
14-11-2022