Educação, Memória e História

o Museu do Holocausto como uma “luz sobre o caos”

  • Maria Cleci Venturini
  • Maria Claudia Teixeira
  • Nathan Lermen
  • Maria Juliane de Almeida
  • Clara Emanuelle Pereira
  • Paulo Ricardo do Prado
  • Josiele Zevierzecoski
Palavras-chave: Museu do Holocausto de Curitiba, Memória, História

Resumo

O projeto “Educação, Memória e História: o Museu do Holocausto como uma “luz sobre o caos” foi aprovado e financiado pela Superintêndencia Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI-PR) por meio do Edital “Universidade sem Fronteiras” (USF). Esse projeto de extensão teve como fio  condutor a história e a memória pelo viés discursivo, problematizadas na proposta que recobre o Museu do Holocausto de Curitiba. O público-alvo, num primeiro momento, foram os professores da rede estadual de ensino, a partir de uma parceria entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), o Museu do Holocasuto de Curitiba e o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Guarapuava (PR), envolvendo docentes de diferentes municípios atendidos pelo NRE, com os quais foram discutidas as questões referentes ao museu, à história e à memória do Holocausto. Objetivou-se compreender tal instituição como lugar de memória e de saberes ligados ao que se fez e continua a fazer sob a formação social, com vistas a desenvolver a consciência cidadã pela discussão do valor dos espaços públicos e da história que constitui os sujeitos. Após a finalização da primeira etapa, o foco do projeto recaiu sobre os discentes das escolas que compõem o NRE, com a oferta de uma exposição itinerante, sediada na UNICENTRO, envolvendo as 'faces" de Auschwitz e a história da escravidão no Brasil. Este projeto fomentou uma série de atividades com diferentes materialidades discursivas com o objetivo de colaborar com o projeto educacional do museu, ao reforçar a inclusão e a valorização dos sujeitos.

Publicado
14-11-2022