A poesia como ponte para adentrar nas subjetividades

  • Izandra Alves
  • Julia John Antonio
  • Catharine Isadora Nonemacher Ledur
  • Lucas Rodrigues Silva
Palavras-chave: leitura, experiências, leitores, escola

Resumo

O projeto Experiências de leitura compartilhadas do IFRS, Campus Feliz, tem por objetivo principal adentrar os espaços formais e não formais de leitura com o intuito de colocar o texto literário no centro do debate. Muito se discute a necessidade de ler, porém, pouco efetivamente se faz para formar leitores. Mediar a leitura é essencial para aproximar as pessoas dos livros. Assim, este trabalho descreve uma ação de ensino e extensão desenvolvida com jovens de ensino médio de duas instituições do município de Feliz/RS. A partir do tema identidade, os estudantes foram provocados com textos poéticos voltados ao assunto e que os instigou a olharem para si. A leitura e as conversas realizadas a partir dos textos construíram pontes que permitiram o encontro entre os adolescentes e cada um consigo mesmo. O que percebeu-se, ao final do encontro, através das palavras que os jovens escreveram e do que expuseram oralmente, foi o que os autores Alberto
Manguel, Michèle Petit e Eliana Yunes, que serviram de base para este relato, defendem: os textos são maneiras de adentrar em nossas subjetividades a fim de reconstruirmos saberes, laços, memórias e afetos. Assim, atividades como estas traduzem o que acreditamos ser a mediação de leitura: provocar o leitor, tirá-lo do seu lugar comum para que ele permita que a experiência aconteça.

Publicado
11-11-2022