Projeto esporte na escola 2.0

contribuições no esporte convencional e eletrônico

Autores

  • Cristiano Schebeleski Soares
  • Vera Lúcia Medeiros de Albuquerque de Azambuja
  • Luane Hoffeman de Lima
  • Gustavo Henrique Satorato
  • Patrícia Aparecida de Assunção

Palavras-chave:

esporte, esporte escolar, eSport, jogos escolares

Resumo

O esporte apresenta contribuição ímpar na formação do indivíduo e deve ser uma política pública disponível aos jovens das escolas públicas brasileiras. Os esportes eletrônicos (eSports) têm conquistado um espaço cada vez maior no universo dos jovens. O objetivo do projeto de extensão “Esporte na Escola 2.0” é utilizar o esporte e o eSport enquanto fenômeno social de desenvolvimento e integração entre estudantes da comunidade dos campi proponentes e de outros campi do IFPR, além de outras instituições de ensino do Brasil. Para tanto, são ofertados
treinamentos nos horários de contra turno aberto aos interessados. Também são desenvolvidas atividades tais como oficinas, campings, festivais, amistosos, competições (organização e participação), fóruns, debates, palestras e consultas sobre esporte e eSports. Os estudantes integrantes do projeto estão participando das atividades de planejamento, organização e realização dos treinamentos e dos eventos competitivos. No segundo semestre de 2021 e primeiro semestre de 2022 foram organizadas competições locais, regionais, estaduais e nacionais envolvendo esportes convencionais e eSports. A participação de estudantes e da
comunidade nessas ações tem desenvolvido o entendimento do funcionamento de eventos, procedimentos de inscrição, redação, leitura, interpretação e aplicação de normas, entre outros. Assim, o projeto tem contribuído como uma ferramenta de formação integral dos participantes.

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Publicado

01-07-2025