Os jogos didáticos enquanto elementos didáticometodológicos no ensino-aprendizagem da educação profissionalizante

  • Angela Maria dos Santos
  • Gisele Cristiane Becher Ribas
  • Glenda Ribeiro Moser de Souza
  • Viviane de Moura Ferreira
  • Gabriela Chicuta Ribeiro
Palavras-chave: Ensino profissionalizante, Ensino-aprendizagem, Jogos didáticos

Resumo

O objetivo é apresentar um projeto de extensão do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Curitiba, resultante da necessidade de explorar relações de ensino e aprendizagem, que de certa maneira fujam dos modelos tradicionais já exaustivamente reconhecidos e desenvolvidos na escola. Leva em consideração documentos institucionais, pois propicia também a atuação de
diferentes componentes curriculares e áreas do saber, para o alcance da complexidade da vivência em sociedade. Proporciona aos sujeitos envolvidos a reflexão pessoal, a partir do desenvolvimento das atividades. O objetivo geral desta proposta é desenvolver e explorar jogos diversos para fins pedagógicos e didáticos. Os objetivos específicos são: realizar estudo teórico das possibilidades
de uso de jogos com fins pedagógicos e didáticos; propiciar encontros para planejamento das ações, principalmente de produção e utilização de jogos; desenvolver atividades, para utilização dos jogos elaborados e os já existentes, em intervenções pedagógicas; desenvolver ações externas, junto a outra/s instituição/ões pública/s de ensino, de forma a socializar os conhecimentos e práticas do Projeto. Em termos metodológicos, esta proposta tem um caráter qualitativo. Foram realizadas reuniões em que a equipe do Projeto fez suas considerações sobre material teórico com temática que enriquece nossas ações e aprofundou conceitos relacionados aos Jogos Didáticos do ponto de vista metodológico-didático, catalogamos teses e dissertações da Biblioteca Brasileira
de Teses e Dissertações (BDTD), foi realizado um evento remoto e iniciadas ações em escolas parceiras. Destaca-se a parceria com as escolas, colocando em prática a ação extensionista presencial, proposta por esse Projeto. É importante também indicar a catalogação na BDTD, que possibilitou leituras e discussões, ampliando sobremaneira o repertório teórico das estudantes bolsistas. Por fim, as discussões se traduziram na elaboração do Jogo Inclusivo.

Publicado
10-11-2022