O uso das redes sociais como forma de educação ambiental em tempos de pandemia

  • Geraldo Matheus de Lara Alves
  • Gustavo Henrique Batista Barbara
  • Enrique Pravatto
  • Dalila Cristina Gomes
  • Andrea Ribeiro Martini Gonçalves
Palavras-chave: mídias sociais, conscientização ambiental, produção de vídeos, animação

Resumo

As novas mídias, como redes sociais e plataformas de streaming, apresentam inúmeras vantagens em relação às mídias tradicionais, como programas de rádio e televisão. Dentre elas destacam-se a possibilidade de controlar o conteúdo e o fluxo de informação, de atingir um maior número de pessoas em escala e manter uma relação interativa com elas. Diante da oportunidade de conciliar a demanda por informações e conteúdos, o presente trabalho relata a experiência de levar informações pertinentes ao meio ambiente e sua aplicação no dia-a-dia dos cidadãos, além de exemplificar como as ações das pessoas podem impactar positivamente e negativamente o meio onde elas estão inseridas. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de produção e divulgação de vídeos relacionados à temática ambiental feita por estudantes do curso superior de Bacharelado em Engenharia Agronômica do IFPR - Campus Ivaiporã. No processo de criação os estudantes assumiram o protagonismo das etapas, como
elaboração dos roteiros, criação dos mapas mentais, gravação do áudio e imagem, edição de vídeos e manutenção das plataformas digitais. Até o momento foram realizadas 45 produções postadas na plataforma digital Instagram que juntas somam 1.470 visualizações e 590 curtidas. Enquanto que no Youtube, as visualizações ultrapassam 3.100. Conclui-se ainda que vídeos e postagens de curta duração, mas embasados por conhecimentos e fontes concretas, auxiliam as
pessoas na conscientização ambiental, podendo engajar indivíduos a adotar hábitos que possam beneficiar o meio ambiente. 

Publicado
10-11-2022