Gamificação e jogos digitais como interface metodológica

a formação continuada e a pesquisa participante na promoção de novas práticas pedagógicas

  • Tatyane Caruso Fernandes
  • Natália Bueno
  • Ana Laura da Silva Vilela
Palavras-chave: tecnologias digitais da informação e comunicação, ensino de ciências, ciências; metodologias ativas, formação de professores

Resumo

Este trabalho discute os resultados de um projeto de formação continuada de professores de ciências do estado do Paraná, com foco em tecnologias digitais da informação e comunicação. O objetivo foi relatar a proposta e resultados do módulo final do curso, que tratava de gamificação e jogos digitais como interface metodológica. Durante a realização do projeto, os professores realizaram encontros online com a coordenadora e bolsistas, e coletaram-se dados por meio de
questionários e gravação das aulas, tendo por base a pesquisa qualitativa e a pesquisa participante. Constatou-se que 67,8% dos participantes não tiveram, durante a formação inicial, aulas voltadas para tecnologias, demonstrando a necessidade, sobretudo em tempos de pandemia, da formação continuada nesse aspecto. Além disso, a maioria dos docentes pouco conhecia sobre gamificação. Após a realização do módulo, os professores afirmaram ter adquirido
conhecimentos aplicáveis em sua realidade, produzindo planos de aula e ferramentas digitais para suas disciplinas.

Publicado
10-11-2022