A extensão e o protagonismo dos estudantes

  • Maria Luiza de Melo Weirich
  • Marcela Cristina Tchornobay de Souza
  • Sonia Maria da Costa Mendes
  • Andrea Martini Ribeiro Gonçalves
  • Anna Júlia de Oliveira Santos
  • Vinícius Domingos Victo
  • Raquel Graziele Furtado Ferreira
Palavras-chave: moda conceito, autonomia, formação

Resumo

As atividades de extensão contribuem para a formação do estudante ao proporcionar ações que possam promover seu protagonismo, sua autonomia. Adota-se o conceito de protagonismo na perspectiva da transgressão, do poder coletivo, vinculado ao campo artístico, cultural e político como lugares discursivos e contra pensamentos discriminatórios. A extensão possibilita a construção de um espaço de aprendizagem, experimentações, trocas de saberes, socialização,
pesquisa, comunicação e expressão para os estudantes. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, descritiva, subsidiada pela análise do Discurso Artístico (DA) por oferecer aportes interpretativos e polissêmicos na ação intitulada “Arte e questões ambientais” que culminou em um desfile de moda conceito. Foram apresentadas quatro vestimentas produzidas com materiais reaproveitáveis, seguidas de descrições e inferências próprias. Os resultados evidenciam que a
extensão é necessária para a formação do estudante, contribui para desenvolver seu protagonismo, experimentar as mais distintas formas de comunicação e expressão, questionar, refletir, debater e construir novos conceitos relacionados a forma de perceber o mundo. Conclui-se que os estudantes que vivenciam a extensão apresentam características significativas no decorrer de sua formação, as quais sinalizam para um caminho com mais autonomia e protagonismo.

Publicado
09-11-2022