Produção de videoaula ENEM

uma possibilidade de articular ensino, pesquisa e extensão, na formação inicial do professor de matemática

  • William Macedo Borges
  • Gustavo Crispim
  • Margarete Farias Medeiros
  • Carla Margarete Ferreira dos Santos
Palavras-chave: vídeo, questões, tecnologias digitais, gênese instrumental

Resumo

O projeto constitui-se de produção de videoaulas abordando questões de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Tais videoaulas são produzidas pelos acadêmicos e egressos do curso de licenciatura em matemática do IFC-CAS, editadas pelos bolsistas do projeto, avaliadas pelo coordenador e colaboradores, e inseridas no canal do Youtube Videoaulas Enem IFC-CAS. As ações realizadas no projeto, integram a pesquisa, o ensino e a extensão, e têm como objetivos: investigar como ocorre o desenvolvimento da gênese instrumental dos licenciandos em relação às tecnologias digitais; investigar o processo de abstração reflexionante durante a apropriação da TD;
desenvolver competências pedagógicas do acadêmico, futuro professor de matemática; possibilitar vivências e experiências na orientação do processo de ensino e aprendizagem; aprender a produzir videoaulas como uma metodologia no ensino da matemática escolar; auxiliar os estudantes da educação básica do país na resolução das questões do Enem, por meio da revisão dos conteúdos envolvidos nas questões, visto que publicação tem considerável abrangência oportunizando uma aprendizagem ubíqua. Tem-se como resultados parciais um total de cinquenta e quatro videoaulas produzidas, sendo que dezesseis foram editadas e inseridas no canal.

Publicado
07-11-2022