Bicho-da-Seda e ambiente virtual de aprendizagem em tempos de pandemia

  • Ana Júlia Barboza Moreira
  • Paola Dias Schenberger
  • Carolina De Toni Boaro
  • Gabrieli Gonçalves de Araújo
  • Ednéia Fátima Brambilla Torquato
  • Rose Meire Costa
Palavras-chave: Bombx mori, website de pesquisa, ensino e aprendizagem, conhecimento científico digital

Resumo

A aprendizagem ocorre por diversos meios, inclusive os digitais, e graças a internet a educação vem mudando muito nas últimas décadas. A internet é uma ferramenta facilitadora para a difusão de diferentes tipos de informações, pois consegue alcançar pessoas de diferentes faixas etárias. Os websites atuam como importantes meios de apoio a educação com diversos objetivos. Nesse sentido, a partir do projeto de extensão “Biologia do Bicho-da-Seda” desenvolvido na UNIOESTE foi criado o “Website do Bicho-da-Seda” para possibilitar a democratização da informação, ampliar as oportunidades educacionais e facilitar o acesso ao conhecimento científico do bicho-da-seda. O ambiente virtual oportuniza o acesso ao conteúdo e visto que recursos lúdicos nem sempre estão disponíveis, na pandemia do Coronavírus o acesso ao website do Bicho-da-Seda foi o facilitador do aprendizado. O website é centrado no tripé ensino-pesquisa-extensão repassando informações científicas de forma simples e didática, tendo como principal alvo o ensino fundamental, médio e superior. Na pandemia do Coronavírus o website foi alimentado com imagens e vídeos deixando o meio mais dinâmico para um melhor aprendizado. O website foi divulgado pelo Instagran “biologiadobichodaseda” e atingiu 7.628 acessos, número que revela a importância do website no processo ensino e aprendizagem.

Publicado
07-11-2022