Impactos do projeto divulgação e ensino de física

  • 1 Bruna Juraszek
  • Angelisa Benetti Clebsch
  • Luiz Fernando da Silva
  • Adriana Marin
Palavras-chave: Divulgação Científica, Ensino de Física, Experimentação, Tecnologias Educacionais

Resumo

O projeto de extensão “Divulgação e Ensino de Física”, realizado no Instituto Federal Catarinense – campus Rio do Sul tem como objetivos: i) Divulgar Ciência e Tecnologia por meio da interação de estudantes e licenciandos com equipamentos didáticos lúdicos e oficinas; ii) Despertar o interesse pela Ciência e promover a aprendizagem significativa de conceitos; iii) Promover a construção de saberes docentes de licenciandos de Física e iv) Estimular o uso de tecnologias para fins educacionais. Discute-se sobre alguns dos resultados da edição de agosto de 2021 à julho de 2022. A metodologia do projeto consiste na formação da equipe, organização de espaços para demonstrações de experimentos de Física e realização de cursos de formação de professores.
Em sua última edição realizou-se 12 atividades de demonstração de experimentos atingindo escolas de 4 municípios da região do Alto Vale do Itajaí, 852 estudantes da educação básica e 53 professores. O curso on-line “Softwares e apps para o ensino de Física experimental” contou com a
participação de 78 professores de 12 estados do Brasil e possibilitou a troca de saberes sobre tecnologias educacionais. Além de despertar nos estudantes de Educação Básica o gosto pela Ciência, promover a aprendizagem significativa de conceitos científicos, o projeto tem contribuído na construção dos saberes docentes dos licenciandos em Física.

Publicado
07-11-2022