Pessoas com deficiência na Unioeste

implantação de cotas em cursos de graduação e pós-graduação

  • Eliane Novak,
  • Luzia Alves da Silva
  • Felipe Bento da Silva
  • Ivã José de Pádua
  • Lucia Zanato Tureck
Palavras-chave: Inclusão, ensino superior, pessoas com deficiência, legislação

Resumo

A educação inclusiva de pessoas com deficiência resulta de vários movimentos sociais das últimas décadas do século XX, no enfrentamento de concepções históricas arraigadas, que consideram essas pessoas incapazes e improdutivas. Os resultados das lutas são observados nas mudanças de legislação, desde o reconhecimento de direitos sociais até a reserva de vagas para o trabalho e, recentemente no Paraná, para os cursos de graduação e pós-graduação nas universidades estaduais. O objetivo do artigo é expor como a Unioeste realizou um processo de estudos e discussões, a partir da nomeação de uma Comissão nomeada pelo Reitor, que culminou na elaboração de minuta de Resolução sobre as Cotas para pessoas com deficiência nos cursos de graduação e pós- graduação, a qual foi aprovada no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão - CEPE, em março deste ano, decorrente da promulgação da lei estadual no 20.443, de 17 de dezembro de 2020. O passo seguinte será a ampla divulgação das cotas para a sociedade. O resultado do processo realizado será a aplicação das cotas a partir do Concurso Vestibular para o ano letivo de 2022, que terá início no segundo semestre, e nos processos seletivos dos programas de mestrado e doutorado, os quais ocorrem durante todo o ano letivo, pois possuem calendário próprio. Com as cotas, a Unioeste dá mais um passo na concretização de sua missão social. Inúmeras pessoas com deficiência têm sua vida qualificada com a conclusão de um curso superior, várias com mestrado e doutorado, ampliando as condições de sucesso profissional, o que contribui para a mudança de concepções e humanização da sociedade.

Publicado
04-11-2022