Espaços verdes como instrumento de ensino na Trilha Interpretativa Campus Verde na Universidade Federal do Pampa
Resumo
Intensificaram-se as preocupações inerentes à temática ambiental e, concomitantemente, a necessidade de uma educação ambiental que vise a integração sócio ambiental, através do conhecimento dos recursos naturais. O uso de trilhas ecológicas como instrumento de interpretação cresce positivamente, uma vez que, o uso de espaços verdes tem como foco a educação ambiental não formal. A proposta do programa Trilha Interpretativa Campus Verde busca proporcionar um local adequado para a utilização em práticas ao ar livre, proporcionando a oportunidade para uma maior contextualização, de maneira didática, a educação ambiental em diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é orientar de forma direta e simplificada o uso de espaços verdes, por meio da interpretação e preservação da área da trilha, como espaço não formal em área natural vegetada, com vistas a subsidiar a sensibilização e integração de seus usuários, através da interpretação ambiental de forma a promover a conservação e educação ambiental nessa área. Nesse contexto, o projeto vem realizando visitas orientadas e expedições de estudos, tendo como público alvo as escolas
públicas e privadas. Desse modo, pode-se destacar que a educação ambiental, como meio de direcionar, sensibilizar e orientar frente a problemas ambientais, de forma a instigá-los a percepção e refletir sobre uma ética ecologicamente justa. Portanto, com base nos resultados analisados dessa prática interdisciplinar indicam grande potencial a utilização de espaços verdes como instrumento de ensino e aprendizagem, visto que visam, não somente agregar e aprimorar o conhecimento dos alunos envolvidos, como também aproximar os educandos e a comunidade local. Assim como, despertar o interesse e o desejo de investigar e tornar o ambiente mais atrativo e de fácil compreensão, além de tornar-se indissociável das vertentes da universidade.