Formação de professores no contexto da pandemia

a produção de cards

  • Sibelly Martins Miranda
  • Samara Rodrigues Pino
  • Marília Zuchoski Neves
  • Barbara Cordeiro Borges
  • Caroline Braga Michel
Palavras-chave: pesquisa, cards, alfabetização, ensino-remoto

Resumo

Tendo em vista os desafios e impactos causados pela pandemia no campo da educação, sobretudo na alfabetização, constituiu-se o projeto de Extensão “Alfabetização à distância em tempos de pandemia: desafios e possibilidades”. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a ação vinculada ao referido projeto, referente à produção de cards. Os mesmos apresentavam dicas para incentivar o desenvolvimento das crianças em casa e constituíram-se enquanto um material
de apoio pedagógico às professoras e às famílias, haja vista que foram elaborados a partir das demandas indicadas pelas próprias alfabetizadoras. Desse modo, por meio de uma das atividades desenvolvidas no curso de extensão proposto, as docentes responderam um questionário que possibilitou dados e informações para juntas pensar em abordagens e atividades para mitigar
as consequências advindas da pandemia. A partir dos dados levantados, foram produzidos os cards, com sugestões envolvendo matemática, leitura e escrita, os quais foram divulgados no curso e no site do GEALI a fim de subsidiar e contribuir com os processos de ensino e aprendizagem em tempos pandêmicos.

Publicado
03-11-2022