Programa POPNEURO – relato das ações de divulgação da neurociência na comunidade em tempos de readaptação entre o período de distanciamento social e a retomada das ações presenciais

  • Thalessa Pinto Santos
  • Maria Eduarda Dornelles de Oliveira
  • Ana Luiza Trombini Tadielo
  • Pâmela Billig Mello-Carpes
Palavras-chave: Cérebro, Divulgação Científica, Comunidade, Universidade Pública

Resumo

A grande expansão de estudos relacionados à divulgação e popularização da neurociência vem ganhando um cenário mais visível recentemente. Contribuindo para esse cenário foi criado o programa POPNEURO, que objetiva popularizar a neurociência, levando informações desta área aos escolares da rede pública de ensino do município de Uruguaiana/RS e à população em geral. O objetivo deste trabalho é relatar as ações desenvolvidas no âmbito do programa POPNEURO
durante a transição do período de distanciamento social e o retorno gradual às atividades presenciais. No período de retomada de ações presenciais, o programa voltou a realizar reuniões presenciais da equipe, para estudo e planejamento, e participou de feiras de ciências em duas escolas públicas do município de Uruguaiana. Em março, o POPNEURO participou da Semana do Cérebro. As atividades promoveram maior interesse pelo cérebro e permitiram uma melhor compreensão da estrutura e funcionamento do SN. Observamos que tais ações geram impacto positivo, pois muitos tinham para si conceitos errôneos ou confusos, que ao final, foram esclarecidos e compreendidos. Esses novos conhecimentos permitem que os alunos possam relacionar a neurociência com o cotidiano, levando-os a atuar como multiplicadores de informações além do ambiente escolar. As ações junto à comunidade, promovidas pelos programas de extensão, como o POPNEURO, são espaços de troca e compartilhamento de saberes, estabelecendo o diálogo entre universidade e sociedade.

Publicado
01-11-2022