Consultoria higiênico-sanitária e de rotulagem em estabelecimentos produtores de alimentos do município de Campo Mourão e região

  • Gustavo Galvão de Souza
  • Jhonatan Bezerra Basilio
  • Caroline de Castilho Lima
  • Bruna Witeck
  • Roberta de Souza Leone
  • Fábio Henrique Poliseli Scopel
Palavras-chave: Boas práticas, Segurança alimentar, Qualidade, Treinamento

Resumo

Em muitos casos as DTA’s ocorrem devido à falta de conhecimento sobre higiene pessoal, ambiental e de alimentos, e não somente por negligência. É necessária a fiscalização e adoção de medidas que possam contribuir para a execução de trabalhos educativos, como cursos de capacitação para manipuladores de alimentos. A elaboração de um rótulo que atenda a legislação vigente, requer um mínimo de conhecimento técnico, ao menos para o cálculo da tabela nutricional. Para suprir as necessidades de segurança alimentar e de dizeres de rotulagem, este projeto de extensão possibilita a realização de medidas educativas e corretivas que beneficiam os estabelecimentos participantes, trazendo benefícios para toda a  sociedade. As etapas desenvolvidas compreendem o diagnóstico, com a realização de visitas em base a um check-list de verificação das BPF; sugestões de melhorias, treinamento para proprietários e colaboradores, recebimento de um exemplar da cartilha do manipulador de alimentos e cartazes sobre POPs. Após essas etapas, as empresas participantes receberam um selo indicando uma nota variando de 1 a 5, sendo 1 ruim e 5 muito bom em termos de qualidade higiênico-sanitária.
Quanto aos alimentos embalados, é feito um diagnóstico das embalagens dos alimentos, observando os itens em base a legislação. As tabelas nutricionais são elaboradas através de cálculos utilizando base de dados de composição de alimentos. O projeto atendeu no último ano, nos municípios de Campo Mourão e Goioerê, restaurantes, lanchonetes, ambulantes e rotulagem para produtores de alimentos embalados. Aqueles que concluíram todas as etapas e conquistaram pontuação do check-list correspondente a 90% ou mais receberam o selo de 5 estrelas.

Publicado
20-10-2022