PERFIL DE APRESENTAÇÃO CLÍNICA E LOCALIZAÇÃO TOPOGRÁFICA DE TUMORES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL EM PACIENTES SUBMETIDOS À RESSECÇÃO CIRÚRGICA

  • Helamã Moraes dos Santos UFFS
  • Keyllor Nunes Domann UFFS Chapecó
  • Dayana Emília Beckhauser
  • Marcelo Lemos Vieira da Cunha
  • Débora Tavares de Resende e Silva
Palavras-chave: Tumores cerebrais, Sistema Nervoso Central, Neurooncologia, Neurocirurgia, Ressecção Cirúrgica

Resumo

Introdução

Os Tumores do Sistema Nervoso Central (TSNC) representam um grupo altamente heterogêneo de neoplasias histologicamente complexas, que atingem diferentes idades, raças, e gêneros, com distintas apresentações clínicas e prognósticos (SALARI et al., 2023). No cenário brasileiro, está entre os tipos de tumores mais frequentes, ocupando a 11ª posição, desconsiderando os cânceres de pele não melanoma. Possui alta prevalência, em especial, nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná (BRASIL, 2022).

Apesar da correlação de malignidade e ruim prognóstico dos demais tumores sistêmicos, no contexto do Sistema Nervoso Central (SNC), o crescimento celular neoplásico em sítios vitais, como o tronco encefálico, pode indicar um maior grau de mortalidade. Assim como, embora seja protegido pela barreira hematoencefálica, o SNC é um local de alta incidência de metástases, principalmente de células displásicas provenientes de tumores de pulmão, mama e pele (MARGETA, PERRY, 2023).

A ressecção cirúrgica total das massas cancerosas é o padrão-ouro para o tratamento dos TSNC, sendo significativamente associado à uma diminuição da mortalidade e redução dos níveis de recidivas. Quando comparado à radioterapia e aos tratamentos quimioterápicos isolados, apresenta menor grau de sobrevida livre de progressão em 5 anos, porém, mesmo tratando-se de uma intervenção altamente invasiva, apresenta menos efeitos colaterais sistêmicos aos pacientes e, portanto, uma melhor morbidade (BROWN et al., 2019).

Os TSNC e suas respectivas características estão sendo amplamente discutidas dado seu impacto na qualidade de vida desta população; a investigação proposta neste estudo objetiva a compreensão dos fenômenos epidemiológicos, em especial a apresentação clínica e localização tumoral, contribuindo para o desenvolvimento de ferramentas assistenciais cada vez mais específicas, seguras e assertivas.

Objetivos

O objetivo deste estudo foi investigar o perfil de apresentação clínica dos pacientes indicados à remoção cirúrgica de TSNC, com destaque às disfunções motoras, de fala e cefaléia; além disso, buscou-se apresentar as localizações topográficas mais prevalentes.

Metodologia

Trata-se de um estudo observacional transversal com dados retrospectivos, do período de janeiro de 2021 a agosto de 2023, de pacientes submetidos à ressecção cirúrgica em hospitais de referências na cidade de Chapecó, Santa Catarina. Os parâmetros clínicos e a localização tumoral foram estabelecidos segundo avaliação médica prévia aos procedimentos cirúrgicos registrados em prontuários, laudos radiológicos e anatomopatológicos.

Resultados e discussões

Para a amostra do estudo (n = 356) foram selecionados indivíduos de ambos os sexos, com a maioria do sexo feminino (60,1%), com diagnóstico confirmatório de tumores primários ou metastáticos que estivessem alocados no SNC e que receberam indicação de remoção cirúrgica. A média de idade foi de 52,3 anos.

Os principais sintomas dos TSNC abrangem desde transtornos cognitivos e comportamentais, deficiências motoras e uma cefaléia intensa, com um curso invariável, representando a principal motivação de busca à assistência de saúde (NABORS et al, 2020). Em nossos achados, encontramos que, dentro todos os parâmetros avaliados, a cefaléia demonstrou-se mais prevalente na amostra (61,5%) do que em comparação com os déficits motores e de fala, conforme observado na Figura 1.

Para a avaliação clínica do déficit motor pré-operatório, utilizou-se o teste de Avaliação da Força Muscular da Medical Research Council (MRC), tendo a maioria dos pacientes (74,1%) sem alterações de qualquer natureza com tolerância total à resistência contra a gravidade. O conhecimento da condição motora do paciente, principalmente quando associado ao sítio tumoral, é importante para o planejamento das técnicas cirúrgicas mais adequadas e diminuição dos riscos pós-operatórios (RACO et al., 2017).

Quanto à fala, por sua vez, as afasias tiveram um destaque, sobretudo em tumores que atingiram o lobo parietal, sob as áreas de Wernicke e Broca na região perisilviana. Apresenta pouca prevalência clínica, igual às demais complicações da fala. Assim como o déficit motor, sua gravidade e frequência está intrinsecamente ligado ao local de crescimento do tumor, com compressão de estruturas e lesão inflamatória local (ILLE et al., 2022).

Neste estudo, também, verificou-se a distribuição topográfica dos TSNC da amostra estudada, conforme Figura 2. O lobo frontal foi a área de maior prevalência destes tumores, seguido pelas porções temporais e selar. No que tange à lateralidade, observa-se um maior equilíbrio entre os hemisférios, com uma discreta predominância do lado esquerdo.

Os lobos parietais abrigam as regiões mais importantes do processamento motor e de fala. A pouca incidência de tumores neste local pode estar associada à manifestação pouco expressiva do déficit motor e de fala na amostra do estudo, o que indica a necessidade de mais estudos que investiguem, com mais detalhes, essa correlação.

Conclusão

A cefaléia demonstrou-se um parâmetro clínico importante para a avaliação de TSNC. O déficit motor e de fala devem ser avaliados, periodicamente, desde o diagnóstico do TSNC até o período pré-operatório, sobretudo devido ao comprometimento destas áreas corticais, sobretudo dos lobos parietais, dado pelo crescimento da massa tumoral. Para estudos posteriores, sugere-se a análise de correlação entre a região de acometimento tumoral, classificação de tumor e a manifestação dos sintomas sensoriais e motores.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Estimativa 2023: incidência de câncer no Brasil. Instituto Nacional de Câncer (INCA). Rio de Janeiro: INCA. 160p.

ILLE, S. et al. Preoperative function‐specific connectome analysis predicts surgery‐related aphasia after glioma resection. Hum Brain Mapp, v.43, n.18, p.5408-5420, 2022.

MARGETA, M.; PERRY, A. Sistema Nervoso Central. In: KUMAR, V.; ABBAS, A. K.; ASTER, J. C. Robbins & Cotran: Patologia - bases patológicas das doenças. 10ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2023.

NABORS, L. B. et al. Central Nervous System Cancers, Version 3.2020, NCCN Clinical Practice Guidelines in Oncology. Journal of the National Comprehensive Cancer Network J Natl Compr Canc Netw, v.18, n.11, p.1537-1570, 2020.

RACO, A. et al. Motor Outcomes After Surgical Resection of Lesions Involving the Motor Pathway: A Prognostic Evaluation Scale. World Neurosurgery, v.103, n.1, p.748-756, 2017.

SALARI, N. et al. The global prevalence of primary central nervous system tumors: a systematic review and meta-analysis. European Journal of Medical Research, v.28, n.39, p.1-16, 2023.

Palavras-chave: Tumores cerebrais; Sistema Nervoso Central; Neurooncologia; Neurocirurgia; Ressecção Tumoral.

Categoria: Universidade Federal da Fronteira Sul

Área do Conhecimento: Ciências da Saúde

Formato: Comunicação Oral

Publicado
15-11-2023