PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA: ESCOLA DA TERRA

  • Ana Cristina Hammel UFFS
  • Alex Verdério

Resumo

A luta por uma Educação do Campo é antes de tudo, a luta pela possibilidade de permanecer no campo com condições dignas de vida. É a expressão de que a luta de classes está bastante latente e nos mostra que a transformação social é a única alternativa viável. A luta por uma Educação do Campo se conecta de maneira objetiva à luta pela construção de uma sociedade socialista. A partir desta perspectiva, coloca-se no sentido da garantia do direito à educação e emancipação dos povos trabalhadores do campo. Neste sentido, voltaremos nosso olhar para a resistência e as possibilidades construídas a partir das experiências das Escolas Multisseriadas e das Escolas Itinerantes no Paraná. Para tanto, consideramos que essas experiências expressam o desafio assumido na formação das novas gerações de camponesas e camponeses e enfrentam de maneira objetiva os processos de expulsão, afirmando insistentemente, o protagonismo dos sujeitos e as relações de vida e  existência no campo brasileiro. Em conexão com a busca pelo fortalecimento destes sujeitos e práticas, a partir de uma demanda estadual, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul, em parceria com outras instituições vem formando os coletivos destas escolas no último período (2015, 2016 e 2017), através da realização do Programa Escola da Terra. O Programa tem possibilitado a atuação no sentido de fortalecimento dessas escolas em suas diferentes dimensões, sobretudo, tendo em conta o fortalecimento das comunidades, a reorganização pedagógica e a participação nas lutas pela permanência no campo. Foram atendidos até o final de ano de 2017, oitocentos atuantes nestas escolas, em vinte municípios, totalizando cem escolas participantes. As atividades desenvolvidas contaram com suporte técnico de quatro universidades: UFFS, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Universidade Federal do Paraná (UFPR) Setor Litoral e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). O processo foi sistematizado com a produção de três livros, considerando as produções do coletivo de formadores, dos professores cursistas e dos educandos das escolas. Também está sendo finalizada a produção de dois Guias Metodológicos com foco no debate da Agroecologia e da Cooperação na Escola do Campo e a produção de um jogo pedagógico que intencionalize a cooperação como prática no contexto escolar.  Dentre os resultados obtidos verifica-se a disposição e comprometimento dos envolvidos com as atividades de formação, o resgate e o fortalecimento de práticas e processos contra hegemônicos e a incidência sobre as políticas públicas. Como desafios, impõem-se o estudo sistemático, a sistematização das experiências pelos professores cursistas e continuidade dos processos formativos.

 

Publicado
02-10-2018
Seção
Campus Laranjeiras do Sul