Das Atividades de Escrita para a Produção Textual nos Anos Iniciais:

uma ação colaborativa com professores do Sudoeste do Paraná

  • Andréia Cristina de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • João Carlos Rossi Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste
Palavras-chave: Estudos Dialógicos da Linguagem, Ação Colaborativa Docente, Proposta de Produção Escrita, Educação Básica

Resumo

A produção textual foi considerada, durante muito tempo, uma atividade difícil de ser executada, principalmente, quando diz respeito aos anos iniciais. Durante a realização de um curso intitulado “A BNCC: Pensando o currículo de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, desenvolvido junto à Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza, direcionado às coordenações pedagógicas de dois municípios do Sudoeste do Paraná, essa afirmação tornou-se ainda mais evidente. O curso objetivou contribuir com a leitura crítica da BNCC, na área de Língua Portuguesa, juntamente às leituras teóricas da área, com ênfase na discussão da concepção de linguagem interacionista como articuladora dos trabalhos com a leitura, a produção textual, a análise linguística/semiótica e a oralidade nessa fase de ensino. A partir das discussões reverberadas nesse espaço formativo, em conjunto com as coordenações, viu-se a necessidade de estender a formação continuada também aos professores das escolas. Nessa oportunidade, focalizando o trabalho com a produção textual – escrita e reescrita – nos anos iniciais, visto que, segundo as participantes, esse era o eixo de ensino em que os professores mais apresentavam dificuldades e dúvidas sobre o encaminhamento. O curso de extensão “Produção textual e reescrita nos anos iniciais do ensino fundamental” aconteceu no segundo semestre de 2019 e é parte de uma pesquisa-ação-crítica-colaborativa – PACC (PIMENTA, 2005). Seu objetivo foi estudar, ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre este tema e explorar possibilidades de encaminhamentos em sala de aula. A formação contou, inicialmente, com a participação de 74 professores, em seis encontros distribuídos ao longo do semestre, totalizando 24 horas de estudos. No presente resumo, objetivamos analisar uma proposta de encaminhamento para a produção textual, elaborada pelos professores participantes durante o curso de extensão, buscando verificar se as discussões realizadas durante o processo de formação encontraram ecos nas atividades planejadas para as práticas em sala de aula.

Publicado
04-03-2024