Leitura e Produção Textual em Perspectiva Dialógica:

uma proposta de trabalho com o gênero poema-protesto para o 9º Ano do Ensino Fundamental

  • Lorena Brito de Castro Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Márcia Cristina Greco Ohuschi Universidade Federal do Pará – UFPA
Palavras-chave: Estudos Dialógicos da Linguagem, Leitura e Produção Textual, Gênero Poema-Protesto, Ensino Fundamental

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte de nossa Dissertação de Mestrado, em fase de conclusão, cuja temática versa sobre o estudo teórico-prático sobre a valoração e a consciência socioideológica no gênero discursivo poema-protesto, a partir do trabalho com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Neste recorte, apresentamos a proposta de intervenção voltada ao 9º ano do Ensino Fundamental, que se configura como uma sequência de atividades de leitura e escrita com o gênero poema-protesto. A proposta é constituída por atividades que contemplam as práticas de oralidade, leitura, análise linguística e produção textual escrita, de forma integrada, concebidas a partir da perspectiva dialógica da linguagem e ancoradas na temática do agravamento do quadro da fome no Brasil nos últimos anos. Tem como objetivo contribuir para a ampliação da produção valorada do discurso e da consciência socioideológica dos sujeitos-alunos sobre questões de relevância social. A pesquisa ancora-se na teoria dialógica de língua e linguagem, especificamente em Volóchinov (2018 [1929]; 2019 [1926]) e Bakhtin (2011, [1979]; 2016, [1979], 2020 [1920-1924]) e em pesquisadores que seguem esta vertente, como Ohuschi (2013; 2019), Ohuschi e Menegassi (2019), Gomes e Ohuschi (2021), Polato e Menegassi (2018; 2021), Menegassi, Fuza e Angelo (2022), dentre outros. Como justificativas para a realização deste trabalho, elencamos: a) a necessidade de se trabalhar a produção textual a partir da perspectiva dialógica da linguagem, tendo-se em vista a formação de sujeitos éticos, reflexivos e críticos; b) a insuficiência de práticas de leitura e escrita que desenvolvam a consciência socioideológica do sujeito-aluno, possibilitando-lhe se perceber como ser social que formula seus enunciados com base em enunciados anteriores dele e de outros; c) a carência de propostas pedagógicas que possibilitem ao aluno o reconhecimento e a produção de discursos valorados em textos escritos, especialmente em obras da esfera literária.

Publicado
03-03-2024