Configuração do Gênero Discursivo Comentário Interpretativo-Crítico no Cenário do Vestibular da Unioeste

  • Mariangela Garcia Lunardelli Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste
Palavras-chave: Estudos Dialógicos da Linguagem, Leitura e Produção Textual, Gênero Poema-Protesto, Ensino Fundamental

Resumo

A partir do Concurso Vestibular 2012 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, houve mudanças significativas, referentes à produção e à correção das provas de redação. Quanto à produção textual, o candidato deveria estudar para escrever não mais um texto marcadamente tipológico – como o texto dissertativo, com seus elementos textuais coesão e coerência, adequação ao padrão escrito, ausência de interlocutor ou interlocutor genérico – mas, sim, escrever um texto-enunciado pertencente a um gênero discursivo, o que implica considerar o texto como discurso, conforme apresenta o Manual do Candidato. No que concerne à correção das redações, exigiram-se da Banca Permanente de Correção de Redações do Vestibular da Unioeste (doravante Banca de Correção) novos critérios, estabelecidos para contemplar os aspectos discursivos referidos na citação anterior, provindos dos estudos dialógicos da linguagem do Círculo de Bakhtin, os quais se somaram aos elementos textuais e à norma padrão, compondo um novo quadro de correção. Para tais provas de redação, foram selecionados três gêneros discursivos: o artigo de opinião, a carta do leitor e o comentário interpretativo-crítico. Os dois primeiros, conhecidos de concursos vestibulares de outras universidades, compuseram a Prova de Redação já no primeiro Concurso, em 2012. Apenas no Concurso Vestibular 2015 é que se inseriu o “desconhecido” comentário interpretativo-crítico (CIC). Afinal, o que seria este gênero discursivo, cujo nome pretende comentar, interpretar e criticar? Muitos professores do ensino médio e de cursinhos pré-vestibulares se dispuseram a estudá-lo, sobretudo após o resultado dessa primeira prova, tendo em vista as notas altas das produções de CIC. Por meio dessas redações exitosas – especificamente, do que a Banca de Correção considerou exitoso ou não –, foi possível aos professores delinear o gênero e ensiná-lo. Ainda assim, pouco se tem publicado na internet sobre o CIC, assim como há número reduzido de pesquisas sobre o gênero. Nos vestibulares da Unioeste, foram somente 4 propostas de CIC ao longo de mais uma década de exames com essa opção (2015, 2018, 2019, 2023). No entanto, acreditamos que, de total desconhecido, o CIC pode ser vantajosa opção para os candidatos, sobretudo a partir das provas de 2024, para as quais houve a eliminação do gênero discursivo carta do leitor, permanecendo os gêneros artigo de opinião e CIC.

Por termos pertencido à Banca de Correção por longo período, desenvolvemos pesquisa bibliográfica/documental a respeito do gênero. Este resumo procura apresentar, de forma bastante abreviada, o gênero discursivo CIC, discutindo sua configuração e seus movimentos dialógicos.

Publicado
03-03-2024