Percurso Formativo Realizado pela Rede LILA:

o resumo e o fichamento como gêneros catalisadores da leitura acadêmica.

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Letícia Jovelina Storto Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
Palavras-chave: Letramentos Acadêmico-Científicos, Percurso Formativo, Gêneros Textuais, Resumo e Fichamento

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais da realização de uma oficina sobre os gêneros resumo acadêmico e fichamento, que integra o percurso formativo oferecido a docentes dos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas de duas instituições vinculadas ao Laboratório de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA): a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). O LILA foi criado, em junho de 2020, como um projeto interinstitucional integrado – ensino, pesquisa e extensão –, e registrado, inicialmente, na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Hoje é composto por sete universidades estaduais do Paraná – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) –, e três universidades e institutos federais – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e Universidade Federal da Fronteira-Sul (UFFS). A rede LILA tem por objetivo desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão em prol dos letramentos acadêmico-científicos. Ancora-se em uma concepção situada de ensino da leitura e produção de textos (escritos, orais, multimodais) e defende que, ao ingressarem nos cursos de graduação ou de pós-graduação, os alunos são inseridos em uma esfera de atividade humana nova, diferente daquelas em que transita. Nesse novo contexto, são demandados a desempenhar ações de linguagem, em língua portuguesa e/ou em línguas estrangeiras até então desconhecidas para a maioria. As universidades, por muito tempo (e ainda hoje, em muitos contextos), procurou responsabilizar a Educação Básica pelo “déficit” dos alunos ingressantes em termos de leitura e produção escrita, sem considerar a ruptura, em termos de letramentos, enfrentados por esses estudantes. O LILA, nesse sentido, não compactua com a reprodução desse discurso do déficit do letramento (Gee, 1999) e propõe ações voltadas a auxiliar os acadêmicos a se tornarem leitores e produtores de textos acadêmico-científicos, a fim de se inserirem nas práticas sociais envolvidas no contexto universitário. Dentre as ações do LILA, estão os percursos formativos a docentes e alunos de diferentes culturas disciplinares (Hyland, 2004), como esse, foco deste trabalho, destinados aos cursos de Ciências Econômicas e Contábeis. Tais percursos são fomentados pelo CNPq, por meio da Chamada Universal CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Projeto “Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA): compreensão e produção textual na Educação Superior”, coordenado pela Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristóvão, da UEL.

Publicado
03-03-2024