Percurso Formativo:

uma proposta de formação continuada e colaborativa em culturas disciplinares.

  • Marlene Aparecida Ferrarini-Bigareli Instituto Federal do Paraná – IFPR
  • Jacqueline Sanches Vignoli Universidade Estadual do Paraná – Unespar
  • Márcia Adriana Dias Kraemer Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS
Palavras-chave: Letramentos Acadêmico-Científicos, Percurso Formativo, Ensino e Aprendizagem

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão acerca da natureza constitutiva do conceito de Percurso Formativo – PFor que repalda ações realizadas no Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação – LED, da Universidade Estadual de Londrina, registrado no diretório de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2002. O LED envolve professores e alunos do ensino público de diferentes níveis e de alguns setores da comunidade, cujas pesquisas incorporam, dentre outras temáticas, os letramentos direcionados ao ensino e à aprendizagem de línguas e linguagens em culturas disciplinares diversas, o que origina o Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos – LILA. Nesse viés, entende-se que os eventos de letramentos, por meio do trabalho colaborativo entre áreas de conhecimento diferenciadas, permitem (re)conhecer as características do PFor, resultando na compreensão de sua arquitetura. Assim, neste texto sintético, pretende-se apresentar os pressupostos teóricos acerca do conceito de PFor, elencando a sua dimensão contextual e linguístico-enunciativa. Este estudo justifica-se por ser uma temática importante à reflexão, no âmbito da Educação Superior, uma vez que carece de análises dessa perspectiva para a formação docente. Além disso, estudos como este permitem analisar ações didáticas em prol dos letramentos acadêmico-científicos para as comunidades interna e externa das instituições envolvidas no projeto.

Publicado
03-03-2024